O controle de perdas em sistemas de abastecimento de água é um passo fundamental para a gestão eficiente da infra-estrutura, dos serviços e dos recursos ambientais. Conseguir, então, quantificar a parcela das perdas físicas (vazamentos), a cada hora de operação, é o desafio tecnológico deste projeto de pesquisa. É importante enfatizar que este projeto está inserido no tema 5 da rede de pesquisa em saneamento básico (Prosab), tendo como principais financiadores: Finep, CNPq, Caixa Econômica Federal e Abes.

Combater as perdas em sistemas de abastecimento de água não se resolve apenas adotando ferramentas tecnológicas, mas instituindo dentro da empresa um programa contínuo de combate as perdas baseado em um planejamento estratégico. Foi nesse sentido que a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) apostou neste projeto, cujo objetivo é desenvolver uma metododogia para elaboração de planos de ação para combate as perdas. Essa metodologia é baseada nos conceitos de planejamento PDCA (plan-do-check-act) onde as metas são determinadas através dos indicadores de desempenho. O parceiro institucional do projeto será o Sistema Intermunicipal de Água e Esgoto do Munícipio de Capinzal (SC).
Considerando os elevados índices de desperdício de água e de energia em infra-estururas urbanas bem como nas edificações, surge então a necessidade de se construir módulos experimentais que sirvam para auxiliar a formação de profissionais diferenciados e também para realizar ensaios de aferição de equipamentos. Este projeto é financiado pela Finep através de recursos do FNDCT/CT-Hidro.
Água e energia são dois insumos básicos com forte interdependência, pois para cada litro de água que escoa por um sistema de abastecimento, há um custo de energia associado. Julga-se, pertinente, portanto, a criação de ambientes laboratoriais capazes de estimular o desenvolvimento de produtos tecnológicos inovadores e as atividades de capacitação com enfâse na eficiência energética. Este projeto é financiado com recursos do CT&I através de um consórcio entre a Fapesc e o CNPq.